TAROT TERAPÊUTICO


Ao contrário do Tarot divinatório que pretende prever o futuro, o tarô terapêutico procura a transformação do ser humano, trabalhando e esclarecendo bloqueios, medos e padrões de comportamento que dificultam sua evolução e dá orientações para resolvê-los.
É uma ferramenta de autoconhecimento. Dentro da terapia holística, é usado para auxiliar nos conflitos interiores. Sua diferença está na utilização das cartas do tarô. Baseia-se nos seguintes princípios:
- Cada um é responsável pelo o que acontece em sua própria vida.
- Os obstáculos existem para nos ajudar.
- Todos nós temos potencial para vencer.
Para este fim, estou utilizando o Tarot dos Anjos, que me acompanha a muito tempo, mas ainda não tinha utilizado como fins de trabalho. O jogo é feito da seguinte forma:
- Jogo das Casas – 16 cartas: jogo completo em que as cartas são dispostas em 16 casas, cada uma relacionada a uma área da vida do consulente. Demora de 1:00 à 1:30 hr.

Após a leitura é feito o aconselhamento de terapia ou floral para o auxílio na resolução da questão.
Gosto muito do escreveu Mônica Buonfiglio: “O consulente no fundo, conhece melhor que ninguém as respostas para suas dúvidas; o tarólogo será apenas o catalisador, que o ajudará a captar esse conhecimento no mais profundo de sua mente”.

Casas
Astral: uma mensagem para o tarólogo, para saber como o consulente está energética e espiritualmente.
Casa 1 – O consulente: expressa qual seu principal problema, que o levou a consulta; nem sempre é o que o consulente tem em seu consciente, mas o que está em seu inconsciente, ou o que está oculto e precisa de solução imediata.
Casa 2 – Família: como o consulente está em relação à família.
Casa 3 – Corpo Mental/Racional: como está a parte mental do consulente,  a parte racional de seu ser.
Casa 4 – Profissão/Trabalho/Dinheiro: como estão os negócios, os trabalhos, a situação financeira do consulente.
Casa 5 – Decisões/Expressão: como o consulente está com relação a tomada de decisões, como está se expressando ultimamente (verbal, gestual, emocional).
Casa 6 – Amor/Filhos: indica o aspecto sentimental do consulente, com relação a parceiros, filhos.
Casa 7 – Passado/Karma/Vidas Passadas: como está o consulente em relação a sua infância, traumas, medos, bloqueios; a questão do karma e de vidas passadas também podem aparecer na leitura.
Casa 8 – Espiritual/Mensagem: como está o consulente em relação à seu corpo espiritual, qual a mensagem de seus guias para o momento.
Casa 9 – Aprendizado: como é o consulente com relação ao aprendizado e aos estudos.
Casa 10 – Bens materiais/Valores: vai mostrar ao tarólogo como o consulente administra seus bens e valores.
Casa 11 – Força: o que motiva o consulente, qual sua força interior.
Casa 12 – Saúde: como está a saúde do consulente.
Casa 13 – Equilíbrio/Energia: como está o equilíbrio do corpo energético do consulente, o que ele precisa fazer para alcançá-lo, se necessário; quais os bloqueios energéticos.
Casa 14 – Presente: como o consulente está lidando com seu presente, sua atualidade.
Casa 15 – Casamento/Sociedade: mostra sobre as uniões do consulente, sejam amorosas ou profissionais.
Casa 16: Uma mensagem do Tarot: através do tarólogo, o Tarot dará uma mensagem favorável ao consulente.

Arcanos Maiores e o Chakras
Essa parte da leitura foi uma inspiração minha, que recebi durante o estudo das cartas, e pedi autorização para meu Anjo da Guarda (que me guia nas leituras) para acrescentar esta parte, bem como pela modificação que fiz na leitura deste Tarot, de divinatório para terapêutico.
Associei algumas cartas aos 7 chakras principais, tanto na energia positiva quanto na negativa, dessa forma, quando alguma dessas cartas saem na leitura da casa 13, pode apontar se há algum bloqueio em algum chakra e que necessite terapia urgente.

Arcanos Menores
No estudo do Tarot do Anjos, os naipes dos arcanos menores são relacionados aos quatro elementos, e eu também acrescentei a relação com os Corpos: Físico, Emocional, Mental e Espiritual.

O atendimento online é feito via bate-papo: Hangout ou Facebook.

Para mais informações e agendamento: tai.olisantos@gmail.com ou via facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário